A rotina é importante para as crianças para organização da vida diária evitando momentos de correria. Tendo sempre um tempo para que os pequenos brinquem e não fiquem sobrecarregados.

 

Ter uma rotina na família ajuda a criança a se organizar sabendo o que acontecerá durante o dia. E cada criança deve ter sua própria rotina, assim como cada adulto é diferente entre si, as crianças também são e algumas necessitam de intervalos entre atividades enquanto outras conseguem ligar direto um afazer após o outro.

 

É interessante incentivar a participação da criança na organização das coisas para a escola e pedir a companhia dela e até mesmo pedir para que ela realize a atividade de checagem dos itens da mochila e lancheira.

 

Estabeleça horários e local para as refeições. Monte seu prato igual ao da criança e faça companhia para que ela entenda que aquele é o momento de comer e te acompanhe.

 

Peça ajuda e companhia da criança para montar o cronograma semanal. Transforme esse momento em algo divertido, utilize materiais que a criança possa usar sem riscos como canetinha, papelão, adesivos etc. Aproveitando o momento para passar um tempo com a criança e brincar com ela.

É importante pensar no bem estar das crianças, uma vez que a forma como as tratamos pode influir em seu desenvolvimento, pensando nisso estimular sua autoestima é importante.

 

Dedicar um tempo a criança, dar atenção sem desviar para celulares, computadores ou outras distrações, ouvir o que têm a dizer. Isso influi muito, pois a criança perceberá os momentos que você não lhe der atenção ou trocá-la pelo celular.

 

Corrija os erros de forma carinhosa, as crianças absorvem o bom e o ruim. Faça-a entender que vocês podem aprender juntos e que errar não é ruim.

 

Delegue pequenas responsabilidades como arrumar a mesa e escolher a roupa que quer vestir, isso ajudará a promover sua autonomia.

 

Não faça comparações. Não a compare com outras crianças e muito menos com adultos, ninguém é melhor ou pior do que ninguém.

 

Não crie rótulos, desde os negativos até os positivos. As crianças podem não entender o que significam, em casos negativos pode gerar uma baixa autoestima, enquanto o rótulo positivo pode gerar comparações, então elogie suas ações.

 

Valorize o esforço da criança para fazer algo e não cobre excelência; não exagere nos elogios e tente ser o mais objetivo possível; considere as emoções dela, dê atenção caso comece a chorar; não fique vigiando o tempo todo, a criança precisa de dinâmica para poder se desenvolver.

 

A principal dificuldade apontada pelos pais no processo de introdução dos pequenos nas escolas é a adaptação das crianças ao ambiente, cada idade apresenta suas particularidades, não necessariamente, ligada a comunicação. 

 

As crianças que se encontram em fase de berçário ainda apresentam recordações emocionais e sua adaptação à escola pode ser dificultada por não se sentir familiarizado com o ambiente. É aconselhável que leve algo de casa para que o ambiente fique mais familiar para a criança, podendo dessa forma ter mais fácil adaptação. Como ainda é uma fase na qual a criança não verbaliza, é necessária a observação de seus comportamentos a qualquer sinal de anomalia entrar em contato com a escola para melhor acompanhamento e entendimento das rotinas.

 

Para as crianças maiores e que já têm entendimento do que se fala com elas, é interessante tentar envolvê-la. Estimulando sua ida a escola como sendo uma evolução e não como uma necessidade, que é um local onde ela poderá fazer amigos e se divertir. Evite ficar perguntando se ela se encontra pronta para ir a escolinha muito antes do primeiro dia de aula para não causar ansiedade.

 

As primeiras semanas de adaptação costumam ser as mais difíceis, mas é importante ser firme e reforçar que a escola é uma etapa importante e que você entende pelo que a criança está passando e acredita que ela irá superar. Esse processo de adaptação pode ser traduzido em forma de choro, mas é preciso ser forte e não se deixar abater por mais difícil que seja.

 

Quando a vida escolar é iniciada é preciso perceber que a rotina da criança também muda, então é interessante acompanhar a evolução da criança para que a rotina na casa se adapte da melhor forma a ajudar o pequeno nesse novo ciclo.

 

Mas, além da criança, os primeiros dias de aula podem ser difíceis para os pais também. Se despedir da criança pode ser doloroso por estar deixando o filho com alguém “desconhecido”. Mas é preciso ser forte e não cair nas pegadinhas como dar o braço a torcer quando a criança começa a chorar. Além de se distrair dos pensamentos que ficam rodeando a mente como se o filho está bem, como estão cuidando dele, para evitá-los tente ocupar mais a mente fazendo outras coisas.

 

Colocar os filhos na escola antes do tempo que a lei exige tem cada vez mais se tornado comum, até entre famílias onde o pai e a mãe não trabalham fora e teriam disponibilidade para tomar conta deles. 

 

Isso acontece por conta da importância que é essa etapa na formação do cidadão em um modo geral.

 

Quando colocamos a criança logo nos primeiros anos de vida na escola, provavelmente esse será o primeiro ambiente fora de casa onde a criança irá frequentar.

 

Só o fato de a criança diariamente conviver com pessoas além dos pais e de seus familiares já faz da educação infantil um exercício de cidadania e vivência em sociedade. 

 

Mas se você pensa que criança vai à escola apenas para brincar e que isso é um desperdício de dinheiro, pensou errado.

 

Nossos pequenos precisam ter seu potencial de aprendizado incentivado e para isso acontecer é necessário acompanhamento pedagógico que apenas profissionais sabem aplicar perfeitamente.

 

Um dos primeiros contatos que as crianças fazem com os livros é na escola.

Ela terá acesso a vários títulos diferentes e isso despertará sua curiosidade.

 

Isso é extremamente importante para que o hábito de ler seja inserido e levado até sua idade adulta. Sabemos que a leitura é essencial na formação de um cidadão crítico, que compreende o mundo a sua volta e é capaz de questionar as coisas.

 

É claro que as crianças nas escolas também brincam, mas é uma brincadeira orientada. Não se trata apenas de distraí-las, mas sim de aproveitar sua ludicidade para desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e sociais.

 

É importante lembrar que embora os profissionais saibam que a educação infantil não é  alfabetizar a criança (exceto quando isso acontece espontaneamente), muitas vezes os pais esperam que isso aconteça com a ida da criança a escola.

Muitos esperam que seus filhos de 4 anos voltem para casa sabendo ler e escrever e cabe aos educadores terem uma conversa aberta com essas famílias e explicar qual é a função e de que forma ela contribui para a formação dos pequenos. 

 

Outro detalhe importante: Na educação infantil, a sala de aula se torna um ambiente totalmente mágico, com cores, personagens e elementos que fazem com que a criança sinta satisfação em estar ali. 

 

Um aluno que gosta de ir a escola, se sente confortável e protegido terá muito mais desempenho e será muito mais feliz em toda sua vida escolar.

 

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A Educação Infantil é a primeira etapa da educação e é reconhecendo esse marco na vida do seu tesouro que  a Discovery foi planejada com muito amor.