É importante pensar no bem estar das crianças, uma vez que a forma como as tratamos pode influir em seu desenvolvimento, pensando nisso estimular sua autoestima é importante.
Dedicar um tempo a criança, dar atenção sem desviar para celulares, computadores ou outras distrações, ouvir o que têm a dizer. Isso influi muito, pois a criança perceberá os momentos que você não lhe der atenção ou trocá-la pelo celular.
Corrija os erros de forma carinhosa, as crianças absorvem o bom e o ruim. Faça-a entender que vocês podem aprender juntos e que errar não é ruim.
Delegue pequenas responsabilidades como arrumar a mesa e escolher a roupa que quer vestir, isso ajudará a promover sua autonomia.
Não faça comparações. Não a compare com outras crianças e muito menos com adultos, ninguém é melhor ou pior do que ninguém.
Não crie rótulos, desde os negativos até os positivos. As crianças podem não entender o que significam, em casos negativos pode gerar uma baixa autoestima, enquanto o rótulo positivo pode gerar comparações, então elogie suas ações.
Valorize o esforço da criança para fazer algo e não cobre excelência; não exagere nos elogios e tente ser o mais objetivo possível; considere as emoções dela, dê atenção caso comece a chorar; não fique vigiando o tempo todo, a criança precisa de dinâmica para poder se desenvolver.