O pequeno sente-se valorizado quando percebe que os pais estão mostrando interesse pelos seus afazeres, o que ajuda sua autoestima, sendo fundamental para o processo de aprendizagem.

 

Ao entrar na escola o pequeno terá experiências diferentes das que possui em casa, criando laços com adultos que não pertencem a família e isso é importante para formação de visões sobre si.

 

A frequência do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos pode influenciar no seu desenvolvimento e até mesmo em fazerem novas amizades no ciclo.

 

Envolver na vida escolar não se resume a cobrar que a lição esteja feita e pelo rendimento nos estudos, mas perguntar sobre o dia, visitar a escola, se envolver nas lições e incentivar os estudos também conta.

 

Por isso é muito importante se fazer presente na vida dos pequenos para que seja possível oferecer suporte na medida certa dando espaço para eles desenvolverem sua autonomia e confiança.

Mudanças no estilo de vida podem fazer a diferença na hora de fazer uma economia familiar. E deve-se pensar nessa economia principalmente para momentos de desemprego, problemas de saúde e emergências inesperadas.

 

Além de utilizar em ações emergenciais, as finanças planejadas ajudam a conquistar sonhos. Como a compra de imóvel ou carro próprios, pensando em famílias com crianças, também, ajuda a poder oferecer uma boa qualidade de vida para criança a longo prazo.

 

Algumas das principais dicas para economia familiar são:

 

  • Começar agora: Não deixe para outro dia, nada melhor como o hoje para colocar seus planos em prática;
  • Organização: faça um levantamento das entradas e saídas no orçamento;
  • Planilhas: Use e abuse das planilhas e aplicativos para controle dos gastos e ganhos;
  • Corte gastos: faça um levantamento dos seus gastos e os selecione por importância;
  • Pague as dívidas: o primeiro passo para uma economia, é quitar suas dívidas, então assim que conseguir juntar um dinheiro, o destine ao pagamento das dívidas;
  • Reserva: Antes de usar o dinheiro para atingir os sonhos, pense em ter uma reserva para emergências;
  • Pesquise: Antes de fazer uma compra, pesquise em busca dos melhores preços;
  • Descontos: Peça por descontos, seja produto ou serviço;
  • Supermercado: faça uma lista do que precisa comprar, planeje as refeições semanais, esteja aberto a experimentar novas marcas, evite ir às compras quando estiver com fome, tente ir sozinho;
  • Energia: Uma adaptação na rotina pode ajudar na economia da conta de luz como apagar as luzes ao sair do local, aproveitar a iluminação natural, reduzir o tempo de banho, utilize lâmpadas mais econômicas, compre eletrodomésticos econômicos, faça a manutenção dos aparelhos;
  • Água: feche torneiras, monitore vazamentos, reaproveite a água sempre que possível;
  • Pague a vista: evite parcelamentos, cartões de crédito e cheque.

Além de economizar é necessário fazer render o dinheiro guardado. Investir é uma boa opção para rendimento e existem muitos tipos de investimentos, escolha o mais adequado para você e sua família.

É comum ouvir alguns mitos em relação a maternidade como que a gravidez atrapalha no cotidiano da empresa, ou, ainda, que o tempo de licença-maternidade é suficiente para se desatualizar.

 

Primeiro a mãe precisa ter em mente que querer voltar ao mercado de trabalho depois da licença-maternidade não é um problema e que não deixará de ser uma boa mãe por querer buscar uma carreira ou continuar no serviço após o nascimento da criança. Algumas adaptações na rotina de trabalho são necessárias tanto pelo convívio com a criança tanto pela saúde da mesma, mas nada que interfira no trabalho.

 

Ao retornar para casa do trabalho é bom reservar um tempo para ficar com o filho e entrar no seu mundo, brincar e interagir, mas não é algo exclusivo das mulheres, os papais também devem dividir os afazeres e cuidar da criança no período que estiver em casa, ter um filho foi decisão do casal, então, ambos devem se ocupar de tal tarefa.

 

Caso possua uma rotina flexível, tente negociar com o chefe um horário de entrada em que consiga acompanhar o filho acordando e um horário de colocá-lo para dormir, principalmente se ele for menor de dois anos. Caso tenha uma rotina fixa tente um horário que consiga amamentar e dar banho, ao menos uma vez.

 

Se o filho já for mais velho, crie momentos em que possam ficar juntos, como brincar e fazer passeios aos finais de semana.

 

Você ainda tem seus direitos, como estabilidade no emprego até cinco meses após o parto, 120 dias de licença-maternidade, podendo tirar até 28 dias antes do bebê nascer além de poder prorrogar por mais duas semanas.

Em alguns momentos as crianças fazem escândalo em público e isso é de destruir o dia de qualquer um. Porém não deve ser tratado com gritos, palmadas ou puxões de orelha. Então, como agir diante de tal situação que todos estão olhando? Quanto mais violento você for pior será, tanto para a pirraça quanto para você mesmo. 

 

Em uma situação como essa você deve se controlar e ser acolhedor para que não piore ainda mais a situação. Mantenha o controle sobre a situação, tenha voz firme e não se deixe amolecer em meio a cena, converse com a criança na altura dela e explique a situação.

 

Não atenda aos pedidos da criança e mantenha a palavra. Não atenda aos desejos da criança apenas porque ela está fazendo birra, uma vez que isso se torna comum retomar o controle pode ser difícil.  

 

Não dê atenção a birra. E aplique castigos adequados, eles servem para que a criança entenda que suas ações têm consequências, e o importante é não se arrepender de ter colocado a criança de castigo. 

 

É importante explicar para a criança o que ela está sentindo, como está em fase de desenvolvimento, saber o que sente é importante até para saber lidar com a situação em momentos futuros.

 

Distrair a criança também pode ajudar em momentos de birra, assim ela acaba esquecendo pelo que estava implicando. 

 

Não tente conversar com a criança durante a birra, assim como os adultos, durante a raiva ela não irá ouvir, aguarde até o momento passar e então converse e pontue o ocorrido.

 

Elogiar os momentos de bom comportamento, também é uma forma de evitar birras futuras. Manter as rotinas, como sono e alimentação certinho pode ajudar em evitar que reclamações desse nível ocorram, também.

Calendar

April 2021
M T W T F S S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Sobre nós

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação e é reconhecendo esse marco na vida do seu tesouro que  a Discovery foi planejada com muito amor.