Dificuldades do primeiro dia de aula

A principal dificuldade apontada pelos pais no processo de introdução dos pequenos nas escolas é a adaptação das crianças ao ambiente, cada idade apresenta suas particularidades, não necessariamente, ligada a comunicação.

As crianças que se encontram em fase de berçário ainda apresentam recordações emocionais e sua adaptação à escola pode ser dificultada por não se sentir familiarizado com o ambiente. É aconselhável que leve algo de casa para que o ambiente fique mais familiar para a criança, podendo dessa forma ter mais fácil adaptação. Como ainda é uma fase na qual a criança não verbaliza, é necessária a observação de seus comportamentos a qualquer sinal de anomalia entrar em contato com a escola para melhor acompanhamento e entendimento das rotinas.

Para as crianças maiores e que já têm entendimento do que se fala com elas, é interessante tentar envolvê-la. Estimulando sua ida a escola como sendo uma evolução e não como uma necessidade, que é um local onde ela poderá fazer amigos e se divertir. Evite ficar perguntando se ela se encontra pronta para ir a escolinha muito antes do primeiro dia de aula para não causar ansiedade.

As primeiras semanas de adaptação costumam ser as mais difíceis, mas é importante ser firme e reforçar que a escola é uma etapa importante e que você entende pelo que a criança está passando e acredita que ela irá superar. Esse processo de adaptação pode ser traduzido em forma de choro, mas é preciso ser forte e não se deixar abater por mais difícil que seja.

Quando a vida escolar é iniciada é preciso perceber que a rotina da criança também muda, então é interessante acompanhar a evolução da criança para que a rotina na casa se adapte da melhor forma a ajudar o pequeno nesse novo ciclo.

Mas, além da criança, os primeiros dias de aula podem ser difíceis para os pais também. Se despedir da criança pode ser doloroso por estar deixando o filho com alguém “desconhecido”. Mas é preciso ser forte e não cair nas pegadinhas como dar o braço a torcer quando a criança começa a chorar. Além de se distrair dos pensamentos que ficam rodeando a mente como se o filho está bem, como estão cuidando dele, para evitá-los tente ocupar mais a mente fazendo outras coisas.

Calendar

April 2024
M T W T F S S

Sobre nós

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação e é reconhecendo esse marco na vida do seu tesouro que  a Discovery foi planejada com muito amor.